Perguntas Frequentes

Dúvidas Frequentes

1Por que microchipar seus animais?
R: Dentre todas as vantagens de ter seus animais microchipados, entendemos que a mais significativa, é a segurança. Um animal microchipado, poderá ser facilmente identificado em casos de roubos, perdas, e eventualmente sequestrado. É um método de identificação único, seguro, inviolável, e que garante a segurança do proprietário, criador e do veterinário. Além disso, facilita também a vida do dia a dia dos profissionais veterinários, que, com ele, podem transferir dados de suas consultas, levantamentos e conferências de tratamentos, patologias e eventuais procedimentos cirúrgicos.
2O que é o microchip e quais suas características principais?
R: Conhecido popularmente como Microchip, é um micro-circuito eletrônico constituído de um código exclusivo e inalterável, encapsulado em biovidro cirúrgico esterilizado e, no caso do Microchip que nossa empresa comercializa, o mesmo é revestido de cápsula antimigratória em Parylene, para uso em animais, aves, equinos, peixes, dentre outros
3Como registrar o microchip depois de implantá-lo em meu animal?
R: Em nosso website, temos o link direto com a ABRACHIP, aonde todo e qualquer proprietário poderá assim então se cadastrar e registrar seus animais. Vale a menção de que também existem outras plataformas e banco de dados para registro no mundo todo. Nossa empresa, em conjunto com criadores de cães, gatos, aves e peixes, esta desenvolvendo uma plataforma única de registro e tratamento destes banco de dados, podendo assim oferecer maior agilidade e informações aos usuários.
4Qual o tamanho ideal do microchip para meu animal?
R: Dependendo do porte de seu animal, recomendamos dois tipos de microchip. Nossa empresa dispões de dois tamanhos, sendo o menor de 1,4mm, recomendados para animais de pequeno porte, gatos, e algumas aves. Temos também o de 2,1mm, recomendados para cães de médio e grande porte, equinos, e alguns anmais silvestres
5Qual é a durabilidade do microchip?
R: O microchip não possui bateria, e portanto, sua durabilidade é de longuíssimo período. O mesmo contém um micro circuito de bateria, que é energizado, quando então escaneado pela leitora. Assim sendo, sua durabilidade é irrestrita.
6Qual o tipo de microchip que devo implantar em meus animais?
R: Segundo as normas e recomendações dos órgãos reguladores, o padrão de microchips utilizados em nosso país, bem como em outros, é o padrão 11784/11785, FDX-B, ISO. Não sendo este, será possível ter alguma dificuldade de leitura e reconhecimento do microchip por meio das leitoras.
7Como é feita a aplicação do microchip no animal?
R: A aplicação, antes de mais nada, deve ser feita pelo profissional veterinário que, antes de qualquer procedimento, deve se certificar de que o animal não tem nenhum outro microchip anteriormente implantado. Feito isso, deve assim escanear o microchip e ser implantado, para se certificar de que o mesmo se encontra de acordo, e também para conferir se a numeração confere com as etiquetas da embalagem. Trata-se de uma seringa esterilizada, e com as etiquetas de identificação, e que será utilizada na região da cernelha do animal. Após a devida assepsia do local a ser implantado, o veterinário deverá aplicar o microchip de forma suave e sem que o animal sinta dores. Veja aqui em nosso website, o vídeo ilustrativo.
8O microchip se move dentro do corpo do animal?
R: Quando o microchip é dotado da capa anti migratória, é muito difícil que isso ocorra. Mas temos hoje microchips sem tais capsulas, que, por vezes, podem migrar para regiões perto de seus implantes, ou seja, na pare toráxica, patas, ou mesmo dorsal.
9Quando devo aplicar o microchip em meus animais?
R: Recomendamos fazer a aplicação, perto da data da terceira dose de vacina, quando os animais estejam com aproximadamente 90 dias.O motivo é a constituição física dos animais, o porte, e a menor sensação de dor, face ao diâmetro da agulha.
10É possível cadastrar no banco de dados da cinofilia oficial, animais que já possuem microchip? É permitida a entrada no sistema de animais que nasceram antes da data da obrigatoriedade?
R: Sim. Não só é permitido, como é recomendado. Qualquer animal com registro oficial pode entrar no cadastro e ser identificado com microchip.
11O que é um escâner de leitura de microchip?
R: O escâner, ou leitora, é um aparelho dotado de radio frequência, que tem a capacidade de ler e identificar o numero do microchip implantado subcutaneamente em seu animal. Geralmente que os têm são veterinários, criadores e clubes de criação de raças, sejam de cães, gatos, aves, dentre
12Aonde posso comprar o microchip?
Aqui mesmo em nossa loja virtual, ou pelos nossos telefones. Vela o link, e fique á vontade www.microchipanimal.com.br/loja